Aveiras de Cima - Vila Museu do Vinho - convida para a Vindima


O próximo dia 20 de Setembro, sábado, é dia de Vindimas na “Vila Museu do Vinho”, em Aveiras de Cima, localidade do concelho de Azambuja.
Em pleno coração do Ribatejo – tão conhecido pelos seus excelentes vinhos – os vitivinicultores de Aveiras de Cima recebem os visitantes nas suas vinhas e adegas para um conjunto de atividades que vão desde a vindima até à pisa no lagar, passando pela preparação do próprio almoço – o tradicional “torricado” com  bacalhau assado, típico deste concelho – sem esquecer uma prova de vinho conduzida por um enólogo.
Este programa das vindimas foi criado com vários objetivos. Desde logo, trata-se de celebrar o momento mais alto de qualquer ciclo agrícola – a colheita – e, de facto, toda a azáfama da vindima tem muito trabalho mas também um ambiente de festa. 
Por outro lado, esta atividade pretende ser um complemento prático à informação e às visitas que a Vila Museu proporciona aos visitantes, ao longo de todo o ano. Por fim, é sem dúvida um grande e divertido desafio para os que querem passar um dia diferente em pleno contacto com a natureza.
A proposta é, então, viver um dia cheio de emoções e boa disposição, entre as nove da manhã e as quatro da tarde, aproximadamente. 
Desde logo, experimentar vindimar e pisar a uva no lagar, mas também preparar o almoço, com um kit ''Torricado'' entregue a cada participante. 
Além de o saborear, aprende-se a fazer este prato típico na vinha, tal como antigamente… 
Por fim, na adega, a prova de vinho conduzida por um enólogo. 
Oportunidade para aprender todos os truques de como provar um vinho, e descobrir os odores e sabores que nele se encontram.


É, sem dúvida, um programa turístico diferente, com muita interação com o universo da produção de vinho e também com a população local. 
Um dia que – com toda a certeza – ficará gravado na memória de quem visita o concelho de Azambuja e, em particular, as vindimas de Aveiras de Cima.

O projeto “Aveiras de Cima – Vila Museu do Vinho” integra uma dezena e meia de adegas integradas na malha urbana da vila e visitáveis ao longo de todo o ano

O custo é de € 25,00 (por pessoa) e inclui: chapéu + tesoura de vindimar + águas + almoço completo + prova de vinho conduzida + 1 garrafa de vinho VMV

Descubra como nasce um grande vinho… Entre nesta aventura!... Seja bem-vindo(a) ao Ribatejo!

Reservas através do Posto Turismo: telefone 263 400 476, e-mail: turismo@cm-azambuja.pt .


 

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Boticas - Região do Barroso

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Região do Oeste: "A Oeste tudo de novo"

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal