Por Terras de Santiago – História, Património e Artesanato (Rota I)


Palmela – Castelo e Centro Histórico

O percurso pedestre sugerido tem início no Castelo de Palmela, monumento nacional desde 1910. 
Dentro das muralhas do Castelo encontra, para além do Posto de Turismo, o antigo Convento, que atualmente é uma Pousada; a Igreja de Santiago, monumento nacional e as ruínas da Igreja de Santa Maria, onde se situa o Gabinete de Estudos da Ordem de Santiago. 
Integrado no Museu Municipal encontram-se o Espaço Arqueológico, o Espaço de Transmissões Militares e a Reserva Visitável “Escultura de Santiago”.
Desça até à Igreja de S. Pedro (séc. XVI) e aprecie a bela fachada do edifício dos Paços do Concelho (séc. XVII / XVIII). Siga em direção ao Largo Duque de Palmela e observe o Pelourinho e a Igreja da Misericórdia.
Continue o percurso pela Rua Hermenegildo Capelo, com passagem pelo Largo do Mercado até à Rua 31 de Janeiro. Desça as escadinhas da Rua Coronel Galhardo e entre na Rua do Passadiço. 
Chegando ao Largo Marquês de Pombal, observe o edifício de esquina com a Rua Joaquim Brandão, desça pelas Escadinhas dos Caracoleiros, siga pela Rua Augusto Cardoso e continue em direção ao Largo do Chafariz D. Maria I (séc. XVIII). 
Atravesse o Jardim Joaquim José de Carvalho até ao Largo de S. João Baptista.
Neste Largo, pode apreciar o exterior da Capela de S. João Baptista, o Coreto, a Biblioteca Municipal de Palmela, o Cineteatro S. João e a Casa Mãe da Rota de Vinhos
Esta antiga adega foi reconvertida em ponto de informação enoturística sendo também uma loja de vinhos e de produtos regionais.

Palmela – Quinta do Anjo

Dirija-se à sua viatura e siga até ao Largo do Chafariz D. Maria I
Continue em direção ao Centro Moinhos Vivos, situado na Serra do Louro. Aí terá a oportunidade de passear de burro pela Serra – uma burricada, como é designada – bem como apreciar a bela paisagem do Parque Natural da Arrábida, Vale dos Barris e Vila de Palmela. 
Continue em direção a Azeitão. Antes de chegar à freguesia de Quinta do Anjo, vire à esquerda e visite o centro de artesanato Fortuna Artes e Ofícios, onde a cerâmica é tratada de forma genuína e artesanal.
Já em Quinta do Anjo conheça uma das queijarias que produz o famoso Queijo de Azeitão, produto certificado de qualidade reconhecida, feito com leite de ovelha cru, cardo e sal. 
Ainda em Quinta do Anjo, siga as indicações Sepulcros Neolíticos e conheça este núcleo arqueológico. Continue o itinerário e terá duas opções de adegas para visitar. 
A adega Casa Agrícola Horário Simões, onde pode encontrar, para além dos vinhos da casa, produtos de qualidade, como queijos, manteiga de ovelha, bolos e compotas caseiras. 
Esta adega dispõe também de uma agradável sala de provas, onde ainda persistem caldeiras de destilação de aguardente. Se visitar a adega na época das vindimas, pode observar a pisa das uvas nos lagares.
Se optar pela Venâncio da Costa Lima, vai conhecer uma adega fundada em 1914 que se encontra de portas abertas para o receber. Empresa familiar de produção tradicional, onde há bem pouco tempo ainda persistia uma pequena oficina de tanoaria. 
É na sala de estágio que a Venâncio da Costa Lima recebe os seus visitantes e onde pode apreciar os grandes tonéis de madeira com capacidade para cerca de 250 litros de vinho.

Quinta do Anjo – Cabanas

Siga em direção a Cabanas, percorrendo as plantações de vinhas. 
A Rota I termina na Capela de S. Gonçalo (séc. XVI), classificada como Imóvel de Interesse Municipal.
in Folheto promocional da Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Boticas - Região do Barroso

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Região do Oeste: "A Oeste tudo de novo"

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto